28 de junho de 2009

Consumo e Adolescência (Tribos)



Jovens e sua tribo
Já não é só uma questão estética, mas também de relacionamento social principalmente nas escolas, na sua tribo urbana, na sua comunidade e isto começa cada vez mais cedo. Um dos fatores que tem grande influência no consumismo dos adolescentes é os grupos sociais. Estes grupos são importantes na medida em que, o desde que nascemos temos necessidade de interagir com outras pessoas para se desenvolver. Ao interagir com as outras pessoas vaimos nos inserindo num específico grupo, num grupo social que mais lhe agrada, que defende os seus ideais, um grupo com o qual ele se identifica.
Na fase da adolescência estes grupos têm uma grande importância. Como é nesta fase que o individuo procura a sua identidade, é junto destes grupos que o adolescente vai receber uma maior e melhor ajuda. Isto é, o ser humano quando chega à adolescência sente necessidade de definir a sua personalidade, de definir os seus objetivos, os seus gostos, os seus ideais. Então, vai ser junto dos amigos que vai encontrar respostas às suas dúvidas.
Até à adolescência, quem serve de modelos das crianças são os pais, ou seja, as crianças tendem a imitar e admirar um adulto, geralmente os pais. Quando chegam à adolescência, os pais perdem essa importância e passam a ser os amigos que são os modelos dos jovens. É perante o seu grupo que os adolescentes procuram definir a sua personalidade imitando os amigos que mais admiram.
A definição da personalidade não passa apenas pela imposição de ideais e de objetivos. Parte dessa definição é transmitida através da maneira de vestir de cada jovem. É nesta fase que entra o consumismo em exagero.
Este consumismo começa na fase de inserção num grupo social. Um jovem quando quer fazer parte de determinado grupo de amigos tem que se moldar à imagem que esse grupo transmite. Portanto, vai mudar os seus ideais de forma a estar de acordo com o que o grupo defende. E consequentemente, vai mudar o seu estilo, a sua aparência, o seu tipo de consumo para um estilo idêntico ao do grupo. É nesta mudança que o jovem é tentado a consumir mais. Primeiro para se integrar num grupo, depois para permanecer nesse mesmo grupo. Visto que já está integrado entre os amigos, vai sentir necessidade de ter aquilo que os outros têm. Se um amigo compra algum acessório novo, este vai ficar tentado a comprar um objeto igual.


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