28 de junho de 2009

Consumo e Adolescencia - De quem é a culpa?

Da Sociedade? A par dos grupos sociais, a sociedade é outro factor de bastante importância. Cada vez mais a sociedade transmite aos jovens a necessidade de ter determinado acessório de última geração, ou de ter roupas de determinada marca, ou de comprar em maior quantidade, ou de seguir determinada moda. São estas “obrigações” impostas aos jovens, que levam estes a sentirem-se pressionados a comprar o que a sociedade acha que é o melhor. A publicidade hoje não vende só produtos, vende sonhos, ideais, atitudes e valores para a sociedade. Tudo o que vemos na mídia é o que queremos ver. Desejamos outra coisa, desejamos ser diferente, desejamos ser, por exemplo, pessoas mais cultas, mais interessadas na política, mas vemos outra, vemos o programa de moda, o horário da fofoca. Nem sempre o desejo é realizado ou possa ser. São nestas circunstâncias que o adolescente é levado a consumir em exagero. Muitas vezes compra roupa ou acessórios da última moda, sem necessidade. E em alguns casos, compram sem terem possibilidades financeiras. Contudo, para o adolescente em fase de afirmação estas compras são indispensáveis à sua vida. E para ser aceito no grupo ou para ter o status social isso pode até gerar adolescentes criminosos. Como por exemplo o caso a seguir:




Nenhum comentário:

Postar um comentário