Dos Pais?
Visto que são os jovens que mais vêem televisão e que estão mais expostos aos anúncios publicitários, que mais frequentam os centros comerciais e que seguem mais o avanço das tecnologias, são estes que mais consomem ou que levem os adultos a consumir.
Mas nem sempre o consumismo é originado pelas vontades dos jovens. Muitas vezes, estes não têm os tempos livres ocupados com atividades extracurriculares e ficam em casa sozinhos e privados, com os pais ausentes, pois estes estão a trabalhar. Esta ausência paternal acaba por ser substituída pela companhia da televisão ou do computador onde estão sujeitos a todo o tipo de publicidade enganosa. E os pais, como forma de compensar o tempo que não estão em casa, acabam por satisfazer os caprichos dos filhos comprando tudo o que eles querem. É uma forma de se sentirem menos culpados por deixá-los tanto tempo sozinhos e por lhes darem pouca atenção. A mídia é capaz de produzir anúncios de consumo de prazeres bem mais elaborados que os anúncios de vícios de drogas ou criminalidade.
28 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário