28 de agosto de 2009
O consumo de carros no Brasil
O Crescimento populacional aumenta cada vez mais e é um desafio para o Brasil. Vendo o episódio do Pica-Pau “Auto-estrada fracassada” no qual em seu início ele começa falando do crescimento da população e de suas estradas parei para pensar em como o trafego de carros está cada vez mais difícil.
Lembro-me que no início da faculdade em 2005 eu chegava à instituição em apenas 15 minutos. Estacionar era fácil, não tinha de me preocupar se estivesse que chegar atrasada a aula. Hoje em 2009, desenvolvi várias estratégias para chegar à faculdade no horário. Descobri o caminho mais rápido,saio as 6:00 horas em ponto com meu mp4 a tira colo para não me estressar com tanto carro. Pego um engarrafamento de 30 minutos e chego então as 6:30, o estacionamentos já está lotado, as melhores vagas então não precisa nem falar o que acontece.
O aumento do consumo de carros no Brasil fez com que o país se encontre entre os cinco mercados que estão tendo crescimento nas vendas mundialmente este ano. Dos 19 principais mercados globais, apenas cinco tiveram aumento no percentual de vendas. Com 4.319.304 veículos vendidos, a China lidera com um crescimento de 24,3% em relação a 2008. Logo depois, a Alemanha em com 2.144.979 unidades emplacadas, um aumento de 22,6%. Em terceiro lugar aparece o Brasil, que até agora comercializou 1.393.893 unidades, que representam um aumento de 4,2% no primeiro semestre. Depois vêm a Índia e a Turquia, com 918.813 e 272.171 unidades, respectivamente.
Hoje, o carro é a maior doença urbana além de contribuir para o aquecimento global ele causa cerca de oito mortes diárias por acidentes de trânsito e doenças respiratórias. O ecossistema é mesmo a grande vítima dos automóveis. Gases nocivos emitidos pelos veículos, como monóxido de carbono e hidrocarbonetos, afetam o ciclo de vida das plantas, que começam a florir antes do tempo. "Noventa por cento da poluição da cidade vem dos carros", conta Helio Mattar, presidente da ONG Instituto Akatu pelo Consumo Consciente”.
Imaginem então quando o carro mais barato do mundo chegar ao Brasil? Pois é, o Tata Nano, automóvel em fase de desenvolvimento pela marca indiana Tata, deverá ser sim ser vendido no país segundo comentou o presidente da empresa Ratan Tata à revista Exame. Para quem não sabe, o modelo promete ser o mais barato do mundo, custando algo como US$ 2 500 ou R$ 5 000, sem os impostos. O protótipo que foi apresentado em janeiro de 2008 num salão de automóveis indiano.
E imagine agora um carro de R$ 5 000 com redução de IPI! Bom, acho melhor comprar uma casa bem pertinho do emprego para poder ir a pé mesmo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário