2 de agosto de 2009

Escolas públicas terão cardápio mais saudável.

Os alunos das escolas públicas de todo o Brasil vão encontrar um cardápio diferente quando voltarem às aulas. Por causa da gripe suína, as aulas foram adiadas em muitas cidades. E quando os alunos voltarem para as escolas públicas, vão encontrar um cardápio diferente nas merendas.

A merenda escolar terá que ser mais saudável. Uma resolução do Governo proíbe refrigerantes, sucos e outras bebidas artificiais no cardápio dos alunos das redes públicas estadual, municipal e federal. A compra de produtos enlatados, semiprontos e doces será limitada. Os cardápios ainda deverão conter frutas e hortaliças pelo menos três vezes por semana e terão de ser diferenciados para cada faixa etária dos alunos.

A grande preocupação é aumentar o consumo de vitaminas, minerais e fibras. Mesmo nas escolas onde nutricionistas já cuidam da merenda, há um balanceamento da energia e das calorias, mas as vitaminas, minerais e fibras são deixadas de lado.

Não nos esqueçamos das escolas particulares em que algumas ainda têm na cantina alimentos ricos em gordura e que não mantêm hábitos saudáveis. Além da educação das crianças, os pais precisam ter uma atenção maior no tipo de alimento que seu filho está consumindo. A escola deve estar sintonizada com os pais no sentido de reforçar e incentivar os hábitos saudáveis e a importância da alimentação, e com isto colaborando para um rendimento escolar mais adequado.

Os hábitos saudáveis de alimentação devem ser incentivados e praticados desde a mais tenra idade. É nesta fase da vida que as crianças para darem conta do desenvolvimento (cognitivo, motor, físico), necessitam de substâncias (proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais) contidas nos alimentos. Quando o consumo destes nutrientes é adequado (isto é, ajustado às necessidades individuais), as crianças terão um melhor desempenho escolar e uma maior facilidade de assimilação dos conhecimentos. Com isto o entendimento é maior e o aprendizado se dá de uma forma bem natural e com muita satisfação.
A alimentação equilibrada favorecerá também para prevenir uma série de doenças, como também favorecer o crescimento adequado.


Veja video com reportagem do Jornal Nacional 01/08/2009


Nenhum comentário:

Postar um comentário