24 de julho de 2009

Universo da Adoção




Há um universo de maneiras para lidar com a adoção, não há certa ou errada. O principal problema dos pais é o de contar a verdade a criança porque eles não sabem o que e como falar e seu principal medo é a reação do individuo depois da tal revelação.

Por conta de muitas reações ou decepções alguns pais acham que não é necessário contar, pois, o que importa é o amor que sentem por ele como se fosse um filho do mesmo DNA. Quando criança é a melhor hora para a revelação, pois é nesse momento que ela faz perguntas sobre sua origem, e à medida que vai crescendo a sua compreensão cresce junto, as perguntas aumentarão e qualquer resposta não as satisfará. O pai, por ser mais racional consegue revelar com mais facilidade que o filho é adotivo do que a mãe que se envolve mais afetivamente. E a verdade costuma ser sempre um bom caminho, pois segredos como este dificilmente será mantido eternamente.

“Cada criança pergunta conforme sua curiosidade e capacidade. Volta a perguntar mais tarde enquanto não estiver satisfeita com a resposta. É natural que ela queira saber de onde veio.” Içami Tiba


Quando se sabe desde pequenininha sobre sua origem chegará uma hora em que ela vai entender, será um momento muito difícil aonde virá raiva, revolta, tristeza e também gratidão pelos pais adotivos, mais raiva dos pais biológicos, a busca do porque, enfim, uma maré de sentimentos. Os pais devem ter paciência, confiança e esperar o momento do filho se situar diante aquela notícia que nenhum filho quer ter.

Alguns argumentos cruéis podem surgir como a indiferença dos outros irmãos e de outras pessoas que são da família. “Vou embora de casa!” ou “ Você me trata assim porque sou adotado!” são algumas armas ameaçadoras contra os pais para conseguir o que quer, esse é o ponto fraco.

Os pais têm que ser bem firmes para enfrentar esse tipo de situação onde na juventude ela será mais presente. Não é através de chantagens que se pode conseguir algo e não é por ser adotivo que se tem direito a tudo, como se fossem suprir necessidades. Os pais não podem ser levados por isso com medo de contrariar a criança, tudo deve ter limites, ter educação.

Uma criança educada corretamente será mais feliz e saberá enfrentar o mundo que lhe certa facilmente. A adoção é um gesto maravilhoso e ao serem adotadas passam a ser filhos de coração o que muda será apenas o DNA.

Fonte: Quem ama,Educa!Formando cidadãos éticos. Içami Tiba. Editora Integrare

Nenhum comentário:

Postar um comentário